O poeta Everaldo Botelho Bezerra

Há muitos anos acompanho o poeta, o romancista, o contista e o artista plástico Everaldo Botelho Bezerra . Trata-se de mestre inteiro, manejador da pena e do pincel como ninguém. A explicação está no fato de que, aliado à robusta inspiração, maneja os instrumentais de sua arte com rara maestria.
Seus contos realistas, devorei-os á um só lance de leitura, porque não se para de ler Everaldo Botelho quando se começa a percorrer seu estro. Suas poesias deleitam, pela leveza e pela musicalidade de seus versos. Em sua prosa, abrigamo-nos sem desejo de sair, porque a sua narrativa é envolvente, fazendo de sua ficção algo mágico e profundo, a nos prender de molde irreversível.
Se a natureza não o tivesse criado, é certo que eu seria soldado de frente, no processo de traduzir um ser humano que fosse a sua imagem, de alma e corpo, conteúdo do literato e do pintor que hoje convive entre nós, com sua obra encantando a milhares de admiradores.
Everaldo Botelho devora cultura, para aumentar seu conhecimento e aprimorar as Artes de seus misteres. Se na pintura ele transcende, na literatura ele excede na dose de sua inspiração para transmitir tudo o gostamos de ouvir em poesia e prosa, no campo da ficção.
Bom mesmo não é falar sobre esse grande ser humano e artista, mas penetrar nos seus escritos profundos e sentir o doce enlevo que sua literatura nos presenteia.
Que o paradisíaco Pirangi, em Natal, seja-lhe fonte de permanente produção, porque inspiração lhe sobeja, assim como conhecimento e cultura.


Teresópolis,RJ, em 09/11/2009.
Do admirador e amigo Antonio Kleber Mathias Netto.

Comentários